Páginas

terça-feira, 16 de abril de 2013

Final feliz ao planejar um sonho


O desejo da radialista Márcia Ribas era emagrecer: por meio de um programa de reeducação alimentar e muita força de vontade ela conseguiu perder quase 40 quilos e hoje ajuda as pessoas a reconquistarem a autoestima em um blog.
Por Letícia Nascimento*


“Você pode ser o que sonha. Todo mundo é muito melhor que aquilo que pensa e consegue enxergar”. Qualquer diretora ou consultora Mary Kay ao ler essa afirmação entusiasmada logo pensa que se trata de mais uma profissional bem sucedida da nossa companhia. Puro engano! A frase é da radialista e maquiadora Márcia Ribas, que emagreceu quase 40 quilos e hoje inspira outras mulheres a recuperarem o que têm de melhor: a autoestima e a importância de se trabalhar por um sonho.

Escolhi conversar com a Márcia após acompanhar sua história e dicas em um blog na internet. Assim como nós, ela deu o primeiro passo! O objetivo era conquistar o sonho de se sentir bem com o próprio corpo e fazer as pazes com o espelho. Por meio do emagrecimento, a radialista conquistou muito mais que um corpo bonito: fez as pazes consigo mesma.

E o que tem haver Márcia Ribas com Mary Kay? Ela pode servir de inspiração para muitas de nós como exemplo de coragem e determinação. “Eu sempre digo que a minha maior conquista foi ter emagrecido, porque com isso eu mudei como pessoa tanto por fora como por dentro. Eu fiquei mais corajosa, mais confiante. Se eu tenho um objetivo e me dedico a ele vai ser muito difícil não chegar ao resultado que sonhei, a não ser que eu não queira”.

Márcia Ribas tem 38 anos e começou a engordar aos 14 devido a um problema familiar. Sem saber como lidar com a situação, a comida passou a ser a melhor amiga nos maus e bons momentos. “O período de adolescência foi terrível, todo mundo saía e eu ficava em casa; a minha companhia ou era um pudim ou outro doce. A sensação era que aquela comida iria me entender, olha que loucura!”.

A decisão pelo emagrecimento veio apenas dez anos depois quando a saúde já apresentava problemas. “Aos 24 anos fui a uma médica endocrinologista e ela falou sobre os riscos para a minha saúde. Não vi outra solução a não ser cuidar de mim e o primeiro passo foi emagrecer. Ela me deu seis meses para emagrecer os 36 quilos. Então comecei a caminhar três vezes na semana até conseguir fazer todos os dias. Em dois meses tomei gosto, eu tinha uma hora só pra mim. Eu percebi que trabalhava melhor, comecei a emagrecer e tinha muito mais disposição”.


A maquiagem sempre foi algo presente na vida de Márcia. Ainda criança ela já era fascinada por produtos, pincéis e principalmente, pela transformação obtida. “A maquiagem sempre me seduziu desde criança, me encantava ver que a pessoa ficou melhor, mais bonita. Gostava de maquiar minhas amigas, elas iam a até a minha casa antes da balada. Eu as ajudava, sempre fui muito animada em ajudar as outras pessoas, não fazia pra mim, mas pros outros eu fazia qualquer coisa. Eu nunca abri um salão, mas eu sou cabeleireira. Eu não aplicava nada de beleza pra minha vida enquanto estava fora do peso, depois tudo mudou”.

Formada em Rádio e TV, a televisão foi o local aonde os dons foram mostrados ao público. Tudo começou quando a radialista foi para a Canção Nova como missionária. Os colegas de trabalho ao perceberem a sua facilidade com cabelo e maquiagem a transferiram para o camarim da TV, onde trabalhou por quatro anos e depois retornou ao setor de produção. “Depois desse período fui pra produção, mas nunca abandonei a maquiagem. Hoje trabalho na TV Aparecida, onde também sou responsável pelo camarim”.

Atualmente Márcia Ribas mantém um blog aonde fala sobre maquiagem e o processo de emagrecimento, explorando as sensações de estar fora do peso e ter emagrecido. Seu próximo projeto é dar aulas de auto maquiagem e ao mesmo tempo ajudar essas mulheres a recuperarem a autoestima. Para que isso ocorra ela está cursando uma pós-graduação ligada à psicologia que a capacitará. “Hoje eu consigo ter planos, estou fazendo cursos, procurando livros. Pra sonho também existe o planejamento. Toda vez que ouço alguém que conquistou um sonho escuto falar também do planejamento. Todo mundo é capaz de realizar o sonho que tem, mas é necessário começar, dar o primeiro passo”.


“Todo mundo é muito melhor que aquilo que pensa e consegue enxergar. A pessoa pode ser muito mais bonita, inteligente e criativa, é uma questão de querer descobrir o que está dentro da gente”, completa Márcia Ribas.




Bem meninas, essa matéria eu escrevi no ano passado e confesso que a história da Márcia Ribas é um tapa na cara de muita gente (principalmente na minha!). Preguiça e falta de vontade não podem estar acima das nossas metas e desejos! 

Aproveito o espaço para agradecer à Márcia por toda atenção e carinho comigo no dia da entrevista e nas conversas pela net!


Beijos, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário